"Caminhais em direção à solidão. Eu não, eu tenho os livros." Marguerite Duras

13
Jan 14

As sextas-feiras HOT não poderiam deixar de contemplar a presença de Helfimed, o expoente máximo do humor atualmente praticado em São Miguel. E foi o que aconteceu no passado dia 10 de janeiro.

Dotado de uma mente direcionada para encontrar uma perspetiva divertida nas situações do quotidiano, assim como de uma prodigiosa criatividade, Hélder Filipe Medeiros, licenciado em Estudos de Português e Inglês pela Universidade dos Açores, levou às lágrimas a audiência constituída por alunos e alguns professores.

Depois de falar um pouco sobre o seu percurso, em que ficamos a saber que já aos oito anos de idade fazia vídeos com uma câmara de filmar do tamanho de um microondas e que estudou na nossa escola, Helder falou-nos sobre a importância das suas raízes, o que se manifesta claramente nos trabalhos que tem realizado. Vários dos seus vídeos humorísticos foram referidos, e o número de visualizações dos mesmos tem vindo a aumentar substancialmente. A título de exemplo, o vídeo "Helfimed foi à América", a sete de janeiro do corrente ano, já tinha 1.400.000 visualizações. 

Helfimed foi o primeiro parceiro português do Youtube, projetando, desta forma, a nossa língua no mundo, mais especificamente, o falar micaelense. Atualmente, já produziu cerca de duzentos e quarenta vídeos, com cerca de sete milhões de visualizações, tendo 31.700 subscritores no Youtube e 35.000 seguidores. Curiosamente, o maior número de visualizações é do continente e do Brasil.

Algumas das preocupações de Hélder relativamente ao seu trabalho consistem em incluir referências culturais, apresentar perspetivas diferentes, recorrer a temas universais e brincar com as palavras e expressões.

O momento máximo desta sessão ocorreu com a visualização do vídeo de 2013 "E se o Hitler tivesse sido feito nos Açores?". Imperdível, para quem gosta de dar umas boas gargalhadas!

Finalmente, Hélder falou-nos sobre o seu último livro, intitulado "Elemento Alpha - a origem". Neste livro, o autor debruça-se sobre as seguintes questões: de onde aparecemos?, como é que surgiu a vida na Terra?, quem somos?. O protagonista chama-se David e vive nas Sete Cidades, acabando por se  envolver em questões da NASA, o que despertou a curiosidade dos presentes.

Finalmente, seguiu-se uma sessão de autógrafos e fotografias, depois de Helder Filipe de Medeiros ter assinado o livro de honra da escola.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

publicado por companhiadoslivros às 23:47

Janeiro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
14
15
16
17
18

19
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


arquivos
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO