"Caminhais em direção à solidão. Eu não, eu tenho os livros." Marguerite Duras

13
Out 15

António Tavares foi o vencedor do Prémio literário Leya com a sua obra O Coro dos Defuntos, cuja história decorre entre os anos de 1968 e 1975, na Cova da Beira.

O autor agora premiado já havia sido finalista em 2013, com o romance As Palavras que me Deverão Guiar um Dia, publicado sob a chancela da Teorema.

 Segundo palavras de Manuel Alegre, presidente do júri, Antóno Tavares Venceu o prémio Leya devido à "escrita muito madura que recupera a vivência rural". Alegre destacou, também, a diversidade de personagens realistas e simbólicas, típicas e insólitas, num estilo que sabe combinar matizes tradicionais atuais da língua portuguesa.

O júri do concurso foi constituído pelos escritores Manuel Alegre, Nuno Júdice, Pepetela e José Castello, pelo professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra José Carlos Seabra Pereira, pelo reitor do Instituto Superior Politécnico e Universitário de Maputo, Lourenço do Rosário, e pelaa professora da Universidade de São Paulo Rita Chaves.

Muitos parabéns ao vencedor!

 

António Tavares, Prémio Leya 2015

 

Romance do autor, finalista do Prémio Leya em 2013

 

 

publicado por companhiadoslivros às 15:06

08
Out 15

A escritora Bielorrussa Svetlana Aleksievich foi a galardoada com o Prémio Nobel da Literatura 2015.

As suas obras são todas não ficconadas e por isso surpreende a atribuição deste prémio pela Academia Sueca, pois só por outras três ocasiões tal ocorreu (Theodor Mommsen, 1902; Bertrand Russell, em 1950 e Winston Churchill, em 1953).

A Secretária Permanente da Academia Sueca, Sara Danius, justificou a decisão "pela sua escrita polifónica, um monumento ao sofrimento e à coragem no nosso tempo".

Em Portugal só existe publicado um livro desta escritora O Fim do Homem Soviético – Um Tempo de Desencanto, que foi publicado em abril deste ano sob a chancela da Porto Editora. Está para ser publicado, em 2016, a obra As Vozes de Chernobyl (título ainda provisório), que assinala os 30 anos daquele desastre na Ucrânia.

Muitos parabéns à autora.

 

Svetnana Aleksievich

Capa da única  obra publicada no nosso país

 

 

 

publicado por companhiadoslivros às 14:21

06
Out 15

A escritora e antiga professora Lídia Jorge venceu o prémio Urbano Tavares Rodrigues, intituído pela Federação Nacional de Professores (FENPROF), com a sua obra Os Memoráveis.

 

O júri considerou que o romance da escritora premiada “constitui uma assumida marca de cidadania ao trazer a Revolução de Abril de 1974 para as páginas de uma obra literária, cuja intensidade de linguagem e mestria narrativa, conjugada por uma hábil técnica compositiva, faz dela uma notável presença na literatura portuguesa contemporânea”.

 

Lídia Jorge é uma escritora multipremiada, tendo já recebido o Prémio Dom Dinis, o Grande Prémio de Romance e de Novela da Associação Portuguesa de Escritores (APE) e o Prémio Jean Monet de Literatura Europeia, entre outros.

 

A escritora Lídia Jorge

 

Capa da obra Os memoráveis, publicada com a chancela da D. Quixote

 

 

 

publicado por companhiadoslivros às 13:04

01
Out 15

Desde 1975 que o International Music Council, uma instituição fundada pela UNESCO, em 1949,  instituiu o dia 1 de outubro como o Dia Mundial da Música.

Os principais objetivos da celebração do Dia Mundial da Música são:

  • Promover a arte musical em todos os setores da sociedade
  • Divulgar a diversidade musical
  • Aplicação dos ideais da UNESCO como a paz e amizade entre as pessoas, a evolução das culturas e a troca de experiências.

 E tal como disse Friedrich Nietzsch, "A vida, sem música, seria um erro."

A Equipa Educativa da BE deseja a todos um excelente Dia Mundial da Música!

 

publicado por companhiadoslivros às 00:29

15
Set 15

A cultura e literatura açoriana perdeu a escritora e professora de Filosofia Natália Almeida que se destacou como autora de diversas obras dedicadas ao público infantil.

Natália Almeida era membro da Comissão de Honra do Plano Regional de Leitura (PRL) e colaborou, como cronista, em várias revistas e jornais.

A boneca de trapos vai viajar e outras peças, é a obra desta escritora que faz parte do PRL e que poderás encontrar na nossa Biblioteca.

 

Requiescat in pace Natália

 

publicado por companhiadoslivros às 22:24

A Equipa Educativa da BE/Companhia dos Livros aconselha a visualização do programa Literatura Aqui, que estreia hoje na RTP2, às 22:27 horas.

 

Literatura Aqui

publicado por companhiadoslivros às 22:03

13
Set 15

Aquilino Ribeiro faria hoje 120 anos!

 Publicou  sessenta e nove livros das mais diversas áreas, como a ficção, o jornalismo, a crónica, as memórias, o ensaio, os estudos de etnologia e história, as biografias, a crítica literária, o teatro, a literatura infantil,  e traduções  do latim, grego, espanhol, francês e italiano.

Hoje em dia Aquilino Ribeiro deixou quase de ser lido. As livrarias deixaram de o ter nas estantes.

Passa pela Biblioteca Escolar e encontrarás algumas das suas obras, entre elas Terras do Demo; Andam Faunos pelos Bosques; O Servo de Deus e a Casa Roubada; O homem que matou o diabo; Volfrâmio; Romance da Raposa, entre muitos outros. 

 

publicado por companhiadoslivros às 18:55

11
Set 15

Regresso às aulas.jpg

 

 

 

publicado por companhiadoslivros às 21:54

06
Mar 14

Concurso de Poesia "Coração-Alma"

 

Regulamento

 

O Concurso de Poesia “Coração-Alma” é uma iniciativa da Equipa de Saúde Escolar que se insere no âmbito das VIII Jornadas da Adolescência e pretende estimular a sensibilidade e criatividade dos concorrentes, promovendo o gosto pela poesia.

O presente regulamento define as regras do Concurso de Poesia “Coração-Alma”.

1-      O concurso decorrerá de 14 de fevereiro a 3 de abril e destina-se a premiar poesias originais alusivas ao tema “Coração-Alma”.

2-      Podem participar somente alunos da Escola Secundária das Laranjeiras de qualquer nível de ensino.

3-      A participação no concurso é individual.

4-      Cada aluno poderá apresentar, no máximo, uma poesia, em qualquer uma das línguas lecionadas na escola.

5-      O trabalho será composto pela poesia e respetivo título em tamanho A4, relativos às vertentes emocional/psicológica do coração. Caso deseje, o aluno poderá ilustrar o poema.

6-      Cada poesia deverá ser enviada para o e-mail coracaoalmaesl@gmail.com  com os seguintes dados: nome completo, ano e turma, ou entregue ao seu docente de português.

7-      As poesias serão avaliadas por um júri constituído por docentes de diferentes departamentos  da escola.

8-      Cabe ainda ao júri verificar a conformidade das poesias com o presente regulamento.

9-      Não haverá recurso das decisões do júri.

10-   Os prémios serão atribuídos segundo dois escalões de participação:

a)      3º Ciclo do Ensino Básico;

b)      Ensino Secundário.

11-   O prémio a atribuir ao primeiro classificado de cada escalão será um bilhete de cinema para o cinema Cineplace do Centro Comercial Parque Atlântico e um livro. Ao segundo classificado de cada escalão, um bilhete de cinema para o mesmo cinema.

12-   Os trabalhos premiados serão expostos e apresentados na abertura das VIII Jornadas da Adolescência e divulgados na página Web da escola.

13-   Todos os concorrentes receberão um diploma de participação, desde que os trabalhos estejam de acordo com o presente regulamento.

14-   A Escola Secundária das Laranjeiras reserva o direito de expor, publicar ou reproduzir os trabalhos premiados.

15-   A participação no concurso presume a aceitação das disposições expressas neste regulamento.

16-   A falta de qualquer elemento, ou o não cumprimento de qualquer dos itens do presente regulamento, implica a exclusão do concorrente.

17-   Os casos omissos no presente regulamento serão decididos pelo júri.

publicado por companhiadoslivros às 19:35

20
Jan 14

Decorreu na Biblioteca da Escola a fase de apuramento dos alunos do 3º ciclo e do Ensino Secundário para a fase regional do Concurso Nacional de Leitura, a realizar na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada. 

Para o 3º Ciclo havia sido proposta a leitura dos Contos, de Eça de Queiroz e Momentos de Aqui, de Ondjaki, tendo ficado apurados os seguintes alunos Sofia Botelho Vieira, do 9º A; Paulo Sousa Moniz, do 7º A e Dulce Gonçalves do 9º A.

Relativamente ao Ensino Secundário, as obras escolhidas foram de Lídia Jorge, Praça de Londres, cinco contos situados e Na berma de estrada nenhuma e outros contos, de Mia Couto. Ficaram apuradas as seguintes alunas: Beatriz Pereira, Beatriz Rebelo e Cristina Freitas, do 10º C.

Os Professores responsáveis por esta fase do concurso foram Fátima Remualdo, Fernanda Raposo (docentes de Português) e Jorge Marques (Coordenador da Biblioteca Escolar).

 

 

 

 

 

 

 

 

publicado por companhiadoslivros às 16:17

Janeiro 2018
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
23
24
25
26
27

28
29
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
arquivos
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO