Comemorando o Dia de São Valentim, a Equipa Educativa da Biblioteca da Escola Secundária das Laranjeiras, com os objetivos de incentivar a escrita de poesia e de compreender a dimensão da poesia, enquanto instrumento de expressão de sentimentos, lançou um desafio aos alunos do 3.ºciclo do ensino básico e do ensino secundário a participarem no Concurso Poemas de Amor, entre os dias 6 e 10 de fevereiro, concurso que já vai na sua terceira edição.
A participação dos alunos do 3.º ciclo foi mais significativa do que a dos alunos do ensino secundário.
No escalão do ensino básico, houve mais de 30 poemas a concurso, tendo a escolha do júri recaído no poema da aluna Maria Inês Cabral Martins, da turma C do 7.º ano de escolaridade:
Admiro tanto o teu sorriso,
A tua maneira de falar,
E fico estranha quando vejo...
Simplesmente o teu olhar!
Os teus olhos são tão lindos!
Deixam-me apaixonada,
Que tristeza eu senti...
Por não ser por ti amada!
Somos versos da mesma estrofe,
O nosso amor é cortesia,
Separados não fazemos sentido,
Mas juntos somos poesia!
No Ensino Secundário, venceu a aluna Tatiana Roque, da turma D do 12.º ano.
Transcrevemos algumas estrofes do seu poema:
Fixei-me no teu olhar,
Vi-me refletida em ti.
Tocaste na minha mão
E eu apenas sorri.
(...)
Quero-te mais que tudo,
Desejo-te, eternamente.
Tu és o meu mundo,
E amo-te, incondicionalmente.
Ali ficámos a olhar o horizonte,
Presos por um forte abraço,
Longe do mundo, a flutuar,
Um amor pr´a toda a vida levar.
As vencedoras de cada escalão receberão os respetivos prémios amanhã, Dia de São Valentim, e os seus poemas serão declamados num Sarau Cultural que se ralizará a propósito das comemorações do 30.º aniversário da Escola Secundária das Laranjeiras.
Cartaz do Concurso Poemas de Amor